Voltar

ASEAN: Um Mundo de Oportunidades

O segundo Fórum ASEAN-Portugal sobre o “O Reforço Económico e as Parcerias de Negócio”
realizou-se no passado dia 28 de abril de 2016 no Instituto de Cooperação e da Língua, Camões, em Lisboa.
Neste Fórum os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos projetos e oportunidades de negócios existentes hoje no sudeste da Ásia. Os países membros da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) foram apresentados como promissores para investimento em diversas áreas, dado enfoque especial nos países representados por pelos interlocutores das: Filipinas, Indonésia, Tailândia, Malásia e Singapura.

asean1
O evento foi organizado pela SPI (Sociedade Portuguesa de Inovação – Inovação Sociedade Português) e pelo Comité ASEAN formado pela Embaixada das Filipinas, Embaixada da Indonésia e da Embaixada da Tailândia em Lisboa, com o apoio da Malásia-UE Câmara de Comércio e Indústria (EUMCCI) e recebeu, entre outros, o Embaixador das Filipinas,  Embaixador da Indonésia e H.E. o Embaixador da Tailândia em Portugal.

A Estamos Juntos, esteve presente no Fórum com o objetivo de conhecer melhor esta área geográfica como um alvo potencial para expandir seus projetos. O conhecimento que obtivemos através da nossa presença neste evento aumentou o nosso interesse nesta região como uma área de grande importância para nós.

A Estamos Juntos, esteve presente no Fórum com o objetivo de conhecer melhor esta área geográfica como um alvo potencial para expandir seus projetos. O conhecimento que obtivemos através da nossa presença neste evento aumentou o nosso interesse nesta região como uma área de grande importância para nós.

A comunidade ASEAN representa uma economia de mais de 600 milhões de pessoas e uma superfície de mais de 4,5 milhões de km2 (além de uma enorme área no mar). A política de livre comércio tomadas pela ASEAN promove o intercâmbio de produtos e serviços dentro da comunidade, apoiando as indústrias locais, a melhora a competitividade e torna a região mais atrativa para o investimento estrangeiro. Se ASEAN fosse um país, seria a 7ª maior economia do mundo, e ainda está em crescimento. Estima-se que em 2050 se tornará a quarta maior economia do mundo.
ASEAN é composta por países com imensa diversidade de cultura, língua, religião e maturidade económica. ASEAN é um enorme mercado consumidor, com um PIB per capita crescendo de forma consistente nos últimos anos, verificando-se uma redução significativa da pobreza. Estima-se que o número de famílias com renda acima de US $7500 por ano é em 2015 de 125 milhões, cerca de duas vezes mais que em 2010. A população na ASEAN está a virar-se rapidamente às tecnologias de informação. Com a introdução do telemóvel (110%), bem como uma elevada utilização da Internet (25%). ASEAN é um grande exportador, principalmente de produtos agrícolas, têxteis, eletrónicos, peças de automóveis, minerais e produtos de mineração, serviços e turismo.

asean2
(Mapa dos países que compõem a ASEAN *)

Hoje existe um amplo conjunto de pontos de interesse para o investimento estrangeiro na ASEAN. As empresas têm um mundo de oportunidades para expandir seus negócios nesta área geográfica. Em particular, as áreas de agricultura, infra-estruturas, energia (renovável, eficiência, distribuição), transportes, tecnologias de informação, nutrição, bens de consumo, tecnologia da água, informação e segurança física, educação, entre outros.
É importante notar que a ASEAN é uma comunidade diversificada, com muitas diferenças entre seus membros. Há necessidades especiais e específicas para cada um. O potencial investidor deverá se informar sobre cada mercado específico, a fim de identificar qual é o mercado ideal para arriscar diante. As representações diplomáticas em Portugal são excelentes pontos de partida para começar a criação de relações e para obter informações.
Portugal teve através de sua história, especialmente durante os séculos XVI e XVII, um contacto próximo com esta região. Tinha uma forte presença em Malacca (na atual Malásia), onde podemos encontrar hoje muitos edifícios históricos da época; que tinha relações comerciais intensas com a região do Sião (hoje parte da Tailândia, Laos, Myanmar e Vietnã); a expedição que levou os primeiros europeus para as Filipinas foi ordenada pelo Português Fernão de Magalhães.
Apesar da longa história de interações, hoje a presença Português nesta região não é forte. Esta área é considerada, geralmente, como um grande destino para o turismo (e é, de fato, dada a sua história, cultura, gastronomia, pessoas, paisagens e bom tempo), e não tanto como destino de negócios. ASEAN é, porém, um mercado em crescimento grande e rápido, ávido para o investimento e capaz de oferecer todos os recursos que uma empresa pode precisar.
Seria interessante, portanto, que Portugal se transformou mais uma vez, como no século XVI, a esta área geográfica e procurou os valores que podem ser tomadas a partir de intercâmbio cultural e comercial com esses países.

Há um mundo de oportunidades para o investimento estrangeiro na ASEAN.
Estamos Juntos é uma empresa internacional. Nós temos projetos na África, Europa e América Central. Herdamos algo do Portugal do século XVI: somos pequenos, mas temos experiência e conhecimento que nos dá confiança e uma enorme vontade de se expandir para novos horizontes no mundo. Agora os nossos olhos estão a olhar para o Sudeste Asiático. Vamos olhar para as oportunidades e fazer o nosso melhor para, também lá, podermos dar o nosso melhor contribuir para mais e melhor acesso à informação e uma melhor utilização e alcance das tecnologias de informação, a fim de tornar as organizações mais seguras, mais eficazes, mais eficientes, mais comunicativo e mais justo.

* ASEAN é composta pelos seguintes países (em ordem alfabética): Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietname. O site oficial é http://www.asean.org/.

asean3

Carlos Sampaio e Mabille Tamala (Estamos Juntos), com Michelle Jayag da Embaixada das Filipinas em Lisboa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *